A prótese dentária (ou prótese dental) é a área odontológica que trata da reposição de tecidos bucais, com o objetivo de restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Seu principal propósito é reabilitar a boca em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Isso é feito indiretamente, por meio de procedimentos laboratoriais, como a criação de próteses fixas (incluindo coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis, como a prótese total (comumente conhecida como dentadura) ou a prótese parcial removível (ponte móvel).
Prótese dentária fixa
Por definição, as próteses dentárias fixas incluem as coroas e as pontes. As coroas são revestimentos de cerâmica ou metal que são usados para substituir a cobertura original de um dente quando ainda há uma parte dele preservada. Enquanto as pontes são coroas que se apoiam em outros dentes quando não há nem mesmo um pedaço original do dente a ser substituído.
Prótese dentária removível
Elas podem ser fabricadas de várias maneiras e, por serem removíveis, têm a vantagem de poderem ser retiradas para a higienização. Podem ser mantidas no lugar por grampos, encaixes ou um sistema telescópico.